fbpx

Passo a passo para organizar seu intercâmbio para Malta

Como tudo nesta vida, os nossos maiores sonhos precisam de muita organização e planejamento para acontecer. Com um intercâmbio não é diferente: você deve ter as informações na ponta da língua pra se decidir, evitar frustrações e gastos desnecessários. Afinal, já que é um investimento, que seja consciente! No blogpost de hoje, você confere dicas […]

Como tudo nesta vida, os nossos maiores sonhos precisam de muita organização e planejamento para acontecer. Com um intercâmbio não é diferente: você deve ter as informações na ponta da língua pra se decidir, evitar frustrações e gastos desnecessários. Afinal, já que é um investimento, que seja consciente!

No blogpost de hoje, você confere dicas práticas para se organizar e fazer o tão sonhado intercâmbio para Malta.

Olha só:

 

1. Qual é o seu objetivo?

Se esta é a primeira vez que pesquisa sobre o assunto, tenha em mente que a variedade de opções de intercâmbio é enorme! Você pode escolher turistar pelo país, apenas estudar, estudar e trabalhar… A sua escolha vai depender do quanto pretende investir e do porque quer realizar essa viagem.

Precisa aperfeiçoar o inglês? Quer conhecer novas pessoas? Sonha em fazer uma imersão na cultura local? É uma baita pesquisa principalmente sobre si mesmo, sobre aquilo que gosta, coisas que não consegue tolerar, atividades que se identifica e etc.

No meu caso, decidi por eliminatória: sabia que queria estudar inglês e ter a oportunidade de trabalhar, mas descartei quase que imediatamente a opção de Au Pair, pois cuidar de crianças não era muito o meu forte. E assim você vai filtrando as possíveis escolhas e se aproximando da decisão final.

 

2. Procurar ou não uma agência?

Procurar uma agência ou consultoria é opcional. Dependendo do país, é possível sim fazer todo o trâmite burocrático por conta própria, embora eu aconselhe que para o seu primeiro intercâmbio você contrate uma agência: isso agiliza o processo e evita dores de cabeça.

No que diz respeito a dicas e sugestões, saiba que as agências possuem parcerias com diversos setores, o que as fazem recomendar mais esta ou aquela escola.

O que eu aprendi durante o meu processo pré-viagem é de que eu tinha que tomar algumas decisões independente da agência. É claro que eles filtravam as melhores informações e me apresentavam, mas a palavra final sempre é do comprador, certo? Então, ter contratado a STB não dispensou algumas horas de pesquisa por minha conta. E é isso que você precisa saber.

Leia mais: Contratar ou não uma agência de intercâmbio?

 

 

Malta ou outro país?

Bom, cá estamos no portal brasileiro de dicas sobre Malta, então é bem provável que você já tenha alguma familiaridade com o país.

Essa etapa pode levar bastante tempo se o seu objetivo não estiver bem definido (aquele que comentamos lá atrás). Fatores como o clima, custos, qualidade de vida e até a distância podem interferir.

Quando você tem certeza de que não quer um país com temperaturas negativas, porque vai perder tempo pesquisando sobre o Canadá, por exemplo?

Na época, eu não estava disposta a ir para a Austrália por ser muito longe e os custos com passagem não caberem no meu orçamento. Eu buscava diversidade cultural e custo de vida inferior aos destinos tradicionais, e foi assim que cheguei até Malta. E posso dizer por muita gente que essa foi uma escolha extremamente assertiva, pois Malta parecia ser (e ainda é) como um lar para mim.

 

Duração e documentos obrigatórios

Vai tirar férias do trabalho ou estudo, está desempregado ou vai largar tudo? Considere qual é o seu caso para decidir a duração do intercâmbio.

No geral, alguns requisitos com a viagem são obrigatórios. Por exemplo, ficando 1 mês ou 3 meses, as passagens de ida e volta terão praticamente o mesmo valor. A carteira de vacinação também precisa ser providenciada independentemente do caso.

Em Malta, apesar de não precisar de visto de entrada, é obrigatório a contratação de seguro saúde de acordo com o tempo de intercâmbio. Já as passagens, você pode pesquisar valores pelo Skyscanner, por exemplo, que te dá um histórico de preços por data de diversas companhias aéreas.

 

Pesquisa e mais pesquisa

Não poderia deixar de lado esse tópico, que é tão importante mas também muito subestimado. É certo que muitos se aventuram em um intercâmbio sem saber o que esperar da experiência, o que até pode ser bacana pelo quesito surpresa (se a surpresa for boa!).

Talvez no começo você não saiba muito o que pesquisar, já que ainda não está no país. Mas mesmo assim vale se manter atento aos grupos de Facebook e de WhatsApp, com pessoas que estão planejando ir para Malta ou que já estão lá.

Simplesmente leia, comente, pergunte, se interesse pelas dúvidas e absorva o máximo de informações possíveis. Vai por mim, mesmo com as pesquisas, você ainda vai se deparar com uma série de detalhes quando chegar ao país. Por exemplo: você sabia que existem alguns pontos em Malta que você pode abastecer as suas garrafas de água por um preço menor do que comprar no supermercado? Essa foi uma das coisas que eu só soube lendo os comentários dos grupos.

 

 

O que levar?

Com certeza uma das etapas que mais gera ansiedade (e uma das mais gostosas também). A minha dica é não deixar para a última hora. Sempre que possível, já separe os itens que pretende levar, verifique se eles precisam de ajustes e vá comprando o que falta.

Eu comecei a organizar a minha mala cerca de 2 semanas antes do embarque, mas confesso que até a véspera precisei fazer mudanças, tirar e acrescentar coisas. O que me ajudou muito foi sempre pensar no tipo de rotina que eu teria.

Por exemplo: as minhas aulas seriam de segunda a sexta-feira, então eu precisava de uma maior quantidade de roupas confortáveis. Lembre-se também que menos é mais, então nada de levar aquele apetrecho que você não usa nem no Brasil, ok? Providencie também uma pasta com os documentos importantes que provavelmente pedirão a você na imigração, e carregue-a na bolsa de mão.

Confira mais dicas do que levar para um intercâmbio de 1 a 3 meses.

E você, já começou o seu planejamento? Caso tenha qualquer dúvida em uma das etapas, é só nos procurar.

Um grande abraço e até mais!

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

 

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');